Indicadores de Desempenho e Dashboards são ferramentas essenciais para se manter os números mais importantes de qualquer negócio sob controle.

Tudo que pode ser contado não necessariamente conta; Tudo que conta não necessariamente pode ser contado.” Albert Einstein

Recomendo que os indicadores fiquem sempre à vista para garantir que o todas as áreas importantes de uma organização estão evoluindo para que os objetivos sejam atingidos.

Muitas empresas cometem o erro de ter os indicadores dentro de algum tipo de sistema, planilha, ou ferramenta de analytics, porém não criam o hábito de tomar ações com base no que acontece com os indicadores.

Livro MBA da Vida Real de Jack Welch

Muitas empresas estão mantendo TVs nos escritórios com os indicadores sempre visíveis através de painéis (ou dashboards) para que todas as pessoas tenham consciência da situação atual da companhia, e saibam o quanto falta para atingir suas metas, e consequentemente trabalhem para fazer as ações ou correções necessárias para manter os números sempre saudáveis.

Recomendo bastante o livro MBA da Vida Real do Jack Welch para você que quer saber mais sobre indicadores e está precisando de algumas dicas de liderança de gestão.

No vídeo que está mais abaixo, eu vou te contar quais são 3 indicadores mais importantes na visão do Jack que foi CEO da General Electric (GE) por muitos anos.

Há 2 tipos importantes de indicadores:

Indicadores Indutores (Leading indicators): ajudam a detectar um aumento na probabilidade ou na gravidade de um evento antes que apareçam nos indicadores de resultado.

Indicadores de Resultado (Lagging indicators): ajudam a confirmar que um evento pode ocorrer e reagem mais lentamente às mudanças no ambiente do que os indicadores indutores.

Veja no vídeo abaixo quais são os 3 indicadores mais importantes para todo gestor acompanhar de acordo com Jack Welch:

Leia também o artigo sobre os Principais Indicadores para Métodos Ágeis.